No último final de semana a deputada Lúcia Tereza (PP) recebeu em Espigão do Oeste, o titular da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Basílio Leandro. Ele e sua equipe de trabalho atenderam o convite da parlamentar, que solicitou explanações sobre iniciativas para incrementar a economia do município.
A reunião contou com as presenças do prefeito eleito, Nilton Caetano de Souza (PP), do vice-prefeito Valter Gonçalves Lara (PSDB) e de técnicos de empresas privadas.
Lúcia Tereza citou compromissos de trabalho para buscar alternativas de fomento à economia de Espigão que, segundo ela, se concentra de maneira restrita na atividade madeireira e na pecuária.
“Temos que buscar alternativas que venham atrair o setor empresarial e, assim, abrir outros leques na geração de emprego e renda para a população”, enfatizou a parlamentar.
Lúcia Tereza destacou sua preocupação com a economia do município que, segundo ela, tem um grande potencial produtivo. Para a deputada, Espigão do Oeste tem a facilidade do calcário para trabalhar a terra, grande quantidade de água para investir na piscicultura e a possibilidade de alavancar a criação de suínos.
Segundo Lúcia, o produtor precisa de parcerias para ter acompanhamento técnico, incentivos fiscais e acessos a linhas de crédito. Ela citou como exemplo de parcerias, a Emater, Sedam e Idaron.
Lúcia Tereza cobrou apoio do superintendente Basílio, no sentido de dinamizar os processos de regularização fundiária nos distritos e nas áreas urbanas de Espigão.
Ao citar as intenções do governo, o superintendente da Suder apontou como potenciais de Espigão do Oeste o trabalho com a avicultura, café, piscicultura, suínos entre outros produtos que o município já tem vocação comprovada.
“O governo quer fazer parcerias com o setor produtivo de Espigão do Oeste, portanto é o momento de os empresários se organizarem e apresentarem boas propostas”, alertou Basílio.
Segundo ele, um dos projetos do governador Confúcio Moura (PMDB) é fechar o mandato em 2018 com quatro frigoríficos de peixes implantados no Estado.
Com alternativas em aberto e um vasto mercado para explorar, o superintendente da Suder conclamou o setor empresarial de Espigão a se organizar em cooperativas e apresentar projetos para futuras parcerias com o governo.
“Acredito que o momento é agora para o setor empresarial de Espigão buscar novas apostas para a economia local”, declarou Basílio.
Lúcia Tereza agradeceu a presença do superintendente e toda equipe, e solicitou apoio da Suder para as futuras ações que pretende introduzir no município.
“Tudo com base no nosso compromisso de gerar emprego e renda para a população”, concluiu a parlamentar.
Fonte: ALE/RO – Assessoria
Foto: Assessoria