A deputada Lúcia Tereza (PP) recebeu a visita da coordenadora das Organizações Indígenas do Povo Cinta Larga (Patjamaaj), Elizabete Cinta Larga (Bete) que reivindicou junto a parlamentar apoio na questão da saúde na comunidade do Roosevelt.
Segundo Bete Cinta Larga, a comunidade central do Roosevelt, com mais de 300 moradores, não possui um veículo de resgate para atender a qualquer emergência médica que possa ocorrer na comunidade.
Distante 75 km da sede do município de Espigão do Oeste, a aldeia central do Roosevelt é atendido por um posto de saúde, mas não possui nenhum veículo de apoio.
Ao pedir a ajuda para a deputada Lúcia Tereza, a presidente da Patjamaaj citou a importância da comunidade ter um veículo para atender as emergências locais. “Essa ambulância irá atender não só a comunidade do Roosevelt, mas também as aldeias Tenente Marques e a extensão do Tenente”, afirmou Bete.
Após o encontro, a deputada Lúcia Tereza se comprometeu em colocar uma emenda individual no valor de R$ 200 mil para a aquisição de uma ambulância traçada para atender as comunidades Cinta Larga.
“Já visitamos a aldeia em várias oportunidades e sabemos das dificuldades que os nossos irmãos indígenas passam para enfrentar seus problemas de saúde, por isso estamos colocando essa emenda para a aquisição dessa ambulância”, ressaltou a parlamentar.
Segundo informou a deputada, a Casa de Apoio ao Indígena (Casai) não tem condições de fazer atendimento às comunidades Cinta Larga devido à falta de estrutura e a distância de Cacoal até a aldeia.
Quando existe uma emergência a Casai é acionada, mas devido à distância e a sua precariedade de recursos, muitas vezes a ajuda demora a chegar, “por isso estamos disponibilizando esse recurso através da saúde para atender a demanda na comunidade da aldeia central do Roosevelt”, finalizou Lúcia Tereza.