×

Saiba porque evitar contato com águas de enchentes e inundações

Progressistas é 11

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, através do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), considerando o nível de água do Rio Madeira nos dias atuais, faz-se um alerta aos munícipes para os cuidados que devem tomar durante o período de chuvas fortes, inundações e enchentes, para evitar a transmissão de doenças e garantir a preservação da saúde.

O objetivo do alerta é evitar o risco de contágio de doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água de áreas com inundações, enchentes e transbordamento de esgotos e rios. Nesses casos, normalmente há vírus e bactérias nocivos à saúde humana, além de animais peçonhentos.

As enchentes e inundações provocam verdadeiros transtornos e desastres para a população. Além das perdas materiais, há ainda uma série de problemas físicos, como possíveis choques elétricos, acidentes e afogamentos. Além disso, uma série de doenças podem surgir devido ao contato direto com as águas contaminadas das enchentes e alagações, citamos algumas delas:


Leptospirose

Causada pela bactéria Leptospira interrogans, é uma doença transmitida em sua maioria das vezes pela urina de ratos. A bactéria penetra na pele e mucosas dos seres humanos quando em contato com a água ou lama das enchentes.

Saiba mais acesse: FOLDER LEPTOSPIROSE


Febre Tifóide

Causado pela bactéria Salmonella typhi, a transmissão da febre tifoide se dá por meio de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. É uma doença exclusiva dos seres humanos, cuja única porta de entrada é o sistema digestivo.


Hepatites A e E

Causada pelo vírus da hepatite e caracterizada por uma infecção hepática, a Hepatite é transmitida pela água e alimentos contaminados ou mesmo de uma pessoa para outra.


Dengue

Causada pelo próprio vírus da dengue, que pode ser dos tipos 1, 2, 3 e 4, a dengue se dá por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti que se prolifera em águas paradas.


Cólera

A bactéria Vibrio cholerae é a causadora da cólera. Seu principal sintoma é uma intensa diarreia causada por uma toxina liberada pela bactéria.


CIEVS PORTO VELHO

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVES/PVH) é uma unidade componente da Rede Nacional de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública tendo como objetivo detectar, monitorar e coordenar a resposta às emergências em Saúde Pública. Portanto, CIEVS/PVH atua nos eventos capazes de constituir ameaça à Saúde Pública, como doenças de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos em massa.

Disk CIEVS – Notificações: Telefone – 39012835 ou 0800.647-1010

E – mail: [email protected]

 

 

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade