×

Jovem, participe ativamente da política do seu país

Muitas vezes, o desinteresse dos jovens pela política pode acontecer por falta de conhecimento ou por um preconceito de que política é algo ruim. Porém, é preciso compreender que somente por meio da política é possível transformar a sociedade.

Progressistas é 11
Jovem, participe ativamente da política do seu país

Antes de falarmos sobre a importância da participação dos jovens na política, vamos entender alguns conceitos. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que adolescente é o indivíduo entre 12 e 18 anos incompletos. Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo uma tendência internacional.

Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).

E a partir de que idade os jovens podem disputar cargos eletivos? O artigo 14 da Constituição Federal de 1988 trata sobre os direitos políticos e estabelece as idades mínimas para cada cargo. Veja a seguir:

* 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
* 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
* 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito;
* 18 anos para Vereador.

Nas eleições de 2022, foram eleitos 25 parlamentares (deputados federais) com menos de 30 anos, entre eles, diversos progressistas, como a deputada estadual Chiara Biondini, que conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e é a parlamentar eleita mais jovem do país, com apenas 21 anos.

Outros jovens progressistas eleitos em 2022, estes para deputados federais, foram Lula da Fonte (PP-PE), de 22 anos, Amanda Gentil (PP-MA), de 23, e Neto Carletto (PP-BA), de 26 anos.

Em 2024, teremos eleições municipais e um dos requisitos, além da idade mínima, é estar filiado a um partido político.

Conheça o trabalho e o estatuto do Progressistas Rondônia e, caso se identifique, entre em contato. A juventude também tem vez em nosso partido.

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade