×

Presidente do TSE fala sobre desafios das Eleições 2018

Progressistas é 11

Presidente do TSE fala sobre desafios das Eleições 2018 - eleicoes - progressistas rondoniaDurante lançamento do projeto Justiça Eleitoral Itinerante em Goiás, ministro Fux ressaltou preocupação com disseminação de notícias falsas

Ao participar do lançamento do programa Justiça Eleitoral Itinerante no estado de Goiás, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, falou sobre os desafios para as Eleições 2018. Para o ministro, o combate à disseminação de notícias falsas é central. Ele informou que, entre as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral, estão as parcerias em que partidos políticos, imprensa e marqueteiros se comprometem em divulgar a verdade dos fatos ao longo da campanha deste ano.

“É imoral ganhar uma eleição destruindo a imagem alheia. É preciso ganhar por meios democráticos baseados no princípio da legalidade”, enfatizou o presidente.

Fux disse contar com o apoio e bom-senso da própria sociedade, que deve checar as notícias junto a fontes confiáveis para, eventualmente, compartilhar.  “Não queremos que uma propaganda enganosa possa causar um dano irreversível a um candidato”, disse o ministro.

Outros temas que ele citou como novidades para o pleito deste ano são referentes ao financiamento das campanhas, que contarão com o Fundo Eleitoral e com o financiamento coletivo (crowdfunding).

O presidente ressaltou, ainda, que é importante que haja o cumprimento integral da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), que impede pessoas condenadas a partir da segunda instância de concorrer a cargos eletivos.

“Revolução ética só ocorrerá se soubermos exercer um dos mais expressivos direitos derivados da democracia, que é o direito de votar. Para que isso ocorra, é preciso que conheçamos a vida pregressa dos candidatos”, concluiu.

Fonte: TSE – CM/RR

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade