×

Cassol quer audiências públicas sobre remédio experimental contra o câncer

Progressistas é 11

Cassol quer audiências públicas sobre remédio experimental contra o câncer - noticias - progressistas rondoniaO senador Ivo Cassol (PP-RO) anunciou nesta terça-feira (2), em Plenário, que apresentará requerimentos em três comissões do Senado para a realização de audiências públicas sobre medicamentos experimentais à base de fosfoetanolamina. Trata-se de uma substância que, segundo estudos da Universidade de São Paulo (USP), teria eficácia no tratamento de determinados tipos de câncer.

O senador fez sucessivos pronunciamentos em 2015 pedindo a liberação do remédio para uso geral da população e retomou o assunto em seu primeiro discurso no ano de 2016. Cassol disse conhecer diversos casos de pacientes de câncer que se beneficiaram da medicação, em alguns casos tendo seus tumores reduzidos em até 70% do tamanho.

— Testes já foram feitos em mais de 4 mil pessoas e os resultados são extraordinários, não tem efeito colateral. Já está praticamente pronto para a Anvisa liberar. Não consigo entender o que acontece — afirmou.

O senador disse que existem “esquemas podres” travando a liberação do remédio, inclusive dentro da Anvisa. Segundo ele, muitos médicos oncologistas se opõem ao tratamento com fosfoetanolamina porque ele é mais barato. As comissões onde ele apresentará os requerimentos são as de Assuntos Sociais (CAS), Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade