O Movimento Mulheres Progressistas realizou, no último sábado (29) em Porto Velho, o segundo Encontro Fortalecendo o Futuro, com a finalidade de qualificar as mulheres para serem líderes eficientes valorizando, principalmente, a atuação feminina na política.
Incentivar a participação da mulher na política é uma meta de trabalho do Progressistas Rondônia, orientada pela presidente estadual do partido, deputada federal Jaqueline Cassol. As ações neste sentido são desenvolvidas pelo Movimento Mulheres Progressistas, coordenado no estado por Edinalva Xavier. “O movimento está se fortalecendo e temos atuado em conjunto com as líderes municipais para despertar outras mulheres”, conta Edinalva.
Em Porto Velho, a coordenadora do movimento é a vereadora Cristiane Lopes, uma das responsáveis pela realização do encontro do último sábado. Mais de 100 mulheres se fizeram presentes para ouvir e também debater sobre política, inclusive a partidária. “Nós mulheres temos um jeito diferente de lidar com os problemas e enfrentar desafios, por isso devemos ocupar lugar de destaque onde quisermos, principalmente na política”, enfatizou a vereadora.
Este foi o segundo Encontro Fortalecendo o Futuro realizado na Capital, o primeiro aconteceu em dezembro de 2019. A programação foi executada para garantir maior interação do público presente com as palestrantes. Na roda de conversa de abertura, a delegada Rosilei de Lima e a educadora física Rayza Girard, contaram suas histórias de vida e os desafios superados no dia a dia de suas profissões. A especialista em Programação Neurolinguística e Master Coach, Cris Farias, palestrou sobre os diversos papeis da mulher na sociedade e como executa-los com desenvoltura e leveza.
“Nosso movimento tem ganhado força. A cada encontro ouvimos histórias de superação de várias mulheres e essa mobilização é muito importante. Precisamos conhecer as histórias umas das outras para termos ainda mais força para fazer a diferença na vida da comunidade e de outras pessoas”, enfatizou Cristiane Lopes.
Novas Filiações
A vereadora Cristiane Lopes também falou sobre sua função como representante do povo, dos desafios enfrentados e de como é gratificante trabalhar com seriedade e respeito. “Sou a prova de que é possível fazer política séria, sem politicagem”.
O exemplo da vereadora rendeu 18 novas filiações e algumas pré-candidatas a vereadoras foram apresentadas, entre elas a pastora Krishna Santos. “Vim porque sei que aqui encontraria mulheres guerreiras que gostam de ajudar o próximo. Tenho certeza que juntas podemos eleger a primeira mulher prefeita de Porto Velho”, disse a pastora se referindo à pré-candidatura de Cristiane Lopes à prefeitura da Capital.
Novos Eventos
Outros encontros de mulheres estão programados para acontecer em Rondônia. Os próximos serão nos dias 14 e 20 de março, em Machadinho D’Oeste e Rolim de Moura. Até o final de maio, sete eventos desta natureza estão programados para acontecer.
Clique AQUI para ver todas as fotos do evento