A deputada Lúcia Tereza (PP), indicou ao diretor geral da Polícia Civil, Elizeu Muller, da necessidade de ser realizado no município de Espigão do Oeste, através do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IDCC) de uma operação documento para expedição de Carteira de Identidade (RG).
A parlamentar esclareceu que o pedido vem ao encontro dos anseios da população de Espigão do Oeste, pelo vereador Devair da Silva Costa (PSD). Segundo ele, o Estado chega a levar até seis meses entre a data do pedido e a entrega do documento, desestimulando o cidadão a procurar o órgão para a expedição da cédula de identidade.
O documento ressalta Lúcia Tereza, é essencial para o exercício da cidadania, pois sem ele não se pode tirar os demais documentos como Carteira de Trabalho, CPF e até a ter acesso a alguns programas do governo federal, como Bolsa Família, Prouni, entre outros.
A parlamentar também informou que a Assembleia Legislativa aprovou Lei que dispõe de relativa autonomia administrativa ao Instituto de Identificação Civil e Criminal (IDCC). Diante disso, “espera-se sua modernização através de investimentos para se esse importante órgão possa prestar um bom serviço à população, especialmente a do interior do Estado”.
ALE/RO – Geovani Berno
Foto: Ana Célia