×

Vereadora é voluntária em projeto de conscientização política de jovens

Progressistas é 11

Com o tema “Política ou Politicalha”, o projeto é desenvolvido pelos professores Luziana Furtado e José Carlos Cardoso com o apoio da ex-aluna da escola, advogada e vereadora por Espigão do Oeste, Lirvani Storch.

Para o professor José Carlos Cardoso “De forma lúdica e criativa, pretende-se que os alunos envolvidos, assim como no ano passado, desenvolvam a criticidade à luz do que é política e politicagem no contexto social, acrescentando conhecimento sobre a área do direito constitucional. Além de obter conhecimentos básicos e importantes a respeito das regras deste processo.”

De acordo com a vereadora Lirvani Storch, a matéria tem como objetivo principal trabalhar a conscientização política dos jovens e levar conhecimento acerca do processo eleitoral como todo.

“A apatia política tem algumas causas, dentre elas a mais relevante seria a indignação com os sucessivos escândalos de corrupção. É importante pontuar que existe uma diferença entre não participar da política por opção e não participar por não saber como. A Eletiva propõe levar conhecimento aos alunos sobre a organização política e administrativa do Estado e sobre o processo eleitoral em si, afim de despertar o interesse e a participação dos jovens.”

Durante a eletiva serão realizadas diversas PALESTRAS com os seguintes temas:

CONTEXTO HISTÓRICO (IMPORTÂNCIA DO VOTO)
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DO ESTADO;
DIREITOS FUNDAMENTAIS E CIDADANIA;
FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES (EXECUTIVO, LEGISLATIVO,JUDICIÁRIO E ÓRGÃOS DE CONTROLE);
SISTEMA ELEITORAL (PARTIDOS, COLIGAÇÕES, SISTEMA PROPORCIONAL E MAJORITÁRIO);
CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE (LEI DA FICHA LIMPA);
PAPEL DA JUSTIÇA ELEITORAL (VISITA AO CARTÓRIO ELEITORAL).

Assim como em 2018, os alunos vivenciarão os conhecimentos adquiridos na pratica através de eleição simulada, para prefeito e vereadores da Escola.

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade