×

Presidente dos Progressistas em Rondônia debate pautas femininas com presidente do TRE-RO

O encontro aconteceu na sede do Tribunal e contou também com a presença do secretário-geral do partido

Progressistas é 11

Presidente dos Progressistas em Rondônia debate pautas femininas com presidente do TRE-RO - progressistas - progressistas rondoniaA presidente dos Progressistas em Rondônia, deputada federal Jaqueline Cassol, e o secretário-geral do partido, advogado Luiz Paulo Batista, estiveram, nesta quinta-feira (14), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) para uma visita ao presidente do órgão, desembargador Sansão Saldanha. Entre os assuntos tratados, ações de fortalecimento e incentivo da participação feminina na política.

Jaqueline Cassol compartilhou com o presidente as ações que o partido vem executando para manter a organização partidária e as prestações de contas estritamente coesas, conforme determina a legislação eleitoral. Também ressaltou o trabalho de qualificação de candidatos e conscientização política da população, feito pelos Progressistas em Rondônia, em parceria com a Fundação Milton Campos.

“Desde 2015, quando assumi a presidência do partido, estamos realizando eventos desta natureza. Entendo que o político precisa estar capacitado, entender não somente do processo eleitoral, de legislação, mas sim, de todos os meandros que permeiam o mandato. E isso a gente faz, através da Fundação”.

Participação da Mulher na Política

O aumento das candidaturas femininas nas eleições 2020 também foi assunto abordado entre a presidente dos Progressistas em Rondônia, deputada federal Jaqueline Cassol, secretário-geral do partido, advogado Luiz Paulo Batista e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), desembargador Sansão Saldanha. O Encontro Fortalecendo o Futuro, realizado pelo movimento das Mulheres Progressistas, ocorrido em Cacoal, no último sábado (9), foi destacado pela presidente.

O desembargador elogiou a iniciativa do partido em realizar eventos voltado para as mulheres. “Na competição entre homem e mulher nas eleições, eles tem levado a melhor. É necessário que as mulheres se organizem para ocupar mais espaço”, ponderou Saldanha.

Por sua vez, o secretário-geral pontou outras ações dos Progressistas voltadas para o incentivo da participação feminina na política. “Começamos esse trabalho de forma tímida quando a Jaqueline Cassol assumiu a presidência. E vem crescendo. Tanto que lançamos o desafio para que os Progressistas tenham cinquenta por cento de mulheres candidatas nas próximas eleições”, argumentou Luiz Paulo Batista.

A consulta que obriga mínimo de 30% de mulheres na direção das siglas partidárias também foi assunto debatido. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra Rosa Weber, pretende julgar a matéria até maio de 2020, antes das eleições municipais. “Essa é uma iniciativa que busca o fortalecimento as pautas femininas, ou seja, mais uma forma de incentivar a participação da mulher na política, não somente como candidatas, mas como tomadoras de decisões”, salientou Jaqueline Cassol.

Portaria nº 791/2019

Ainda sobre a pauta feminina, a presidente dos Progressistas em Rondônia, deputada Jaqueline Cassol, destacou a Comissão Gestora de Política de Gênero (Portaria 791), criada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, para atuar no planejamento e no acompanhamento de ações relacionadas ao incentivo à participação feminina na política e na Justiça Eleitoral.

Para a deputada, “essa é mais uma grande conquista da mulher na política”. Ela demonstrou anseio para que os estados também adotem a ideia criem a comissão. “Vejo que essa comissão é mais uma poderosa ferramenta para que as mulheres tenham autonomia e não sejam usadas como laranjas nas eleições. Tendo apoio dos Tribunais temos condições de irmos ainda mais longe”, destacou Cassol.

O desembargador parabenizou a presidente e o secretário-geral dos Progressistas pela iniciativa e pela presença no TRE. “Fico muito satisfeito em recebe-los aqui e ver a preocupação com um tema tão relevante. O Tribunal está de portas abertas para receber todos os políticos de todos os partidos”, finalizou o presidente.

 

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade