×

Projeto em Cerejeiras é referência em desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente

Progressistas é 11

Projeto em Cerejeiras é referência em desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente - noticias - progressistas rondoniaO mandatário progressista garante dignidade, qualidade de vida e fonte de renda às famílias dos catadores, além de conscientizar a comunidade sobre a destinação correta do lixo. 

Em Cerejeiras, cidade que fica localizada no Cone sul, interior do estado de Rondônia, o prefeito do município Airton Gomes (PP), juntamente com sua vice Lisete Marth (PV) se destacam como gestores, preocupados com o desenvolvimento sustentável, bem como pela qualidade de vida dos moradores e preservação do meio ambiente.

Mais que a preocupação, as lideranças municipais fizeram as ideias saírem do papel e efetivamente transformar a vida da população cerejeirense. Com a iniciativa, famílias, instituições e a comunidade dos catadores foram impulsionados a desenvolver a consciência coletiva sobre a destinação adequada do lixo produzido na cidade.

O projeto de coleta seletiva de materiais recicláveis começou com palestras em todas as escolas municipais e estaduais e distribuição de materiais informativos, além de sacolas ecológicas para toda a população.  A ideia nasceu da necessidade de diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário para promover a conscientização ambiental e a valorização da mão de obra dos catadores.

A presidente da associação, Rosana da Silva Vieira, explicou como é feito o trabalho de reciclagem desde a separação nas residências até a transformação do lixo que é encaminhado para a destinação correta, podendo ser útil novamente para o consumo. “Com a nova legislação foi preciso acabar com o lixão a céu aberto, famílias que antes sobreviviam disso ficaram sem fonte de renda. Mas o prefeito Airton e a vice prefeita Lisete tiveram a ideia de criar a associação que já está no terceiro ano desde a criação. Contamos hoje com 15 associados que agora contam com uma alternativa de emprego em condições melhores de trabalho”, comenta.

Rosana explicou que os ex-catadores agora recolhem sucatas, materiais recicláveis nas residências das zonas rurais e urbana. A limpeza é feita por toda a cidade, nas ruas, avenidas, estradas e nos arredores de rios.

Os bairros são atendidos conforme uma escala planejada pela prefeitura que também disponibilizou um trator com sistema de som para a associação dos catadores chamar a atenção dos moradores para o assunto, informando inclusive a importância de separar o lixo adequadamente. “Todo morador deve fazer a sua parte porque a natureza cobra de nós essa postura e muitas vezes não percebemos isso”, comentou uma moradora.

A adesão do projeto pela comunidade cerejeirense foi tanta que as pessoas agora fazem contato com a associação para encaminhar os resíduos sólidos. A população da zona rural também participa reunindo o material reciclável que é entregue nas igrejas que ficam responsáveis por repassar o lixo à associação. Lá o material é selecionado, prensados e em seguida destinados para comercialização de objetos que podem ser utilizados novamente.

Na ponta do lápis

Entre os produtos são recolhidos: garrafa pet, embalagens de shampoo, amaciante, água sanitária, detergente, potes de margarina, sacolas plásticas, recipientes de óleo, centrífugas, maquinas de lavar, fogões, geladeiras, sucatas em geral, papeis e papelão. No ano de 2017 foram retirados do meio ambiente 45 mil quilos de ferro, 7 mil quilos de alumínio, 28 mil quilos de plástico e 5 mil quilos de papelão.

Aliado a isso, o que é lixo também vira arte e gera renda às pessoas carentes, com transformação de pneus em itens de decoração que são produzidos em cursos promovidos pela prefeitura. A destinação correta do lixo eletrônico também é recolhido e armazenado para futuramente produzir o cobre e alumínio, para fins comerciais.

Para melhor eficiência dos serviços, cinco pontos de coleta estão espalhados pela cidade com lixeiras identificando cada tipo de lixo. “Observamos que além de fazer bem para o meio ambiente, o projeto também beneficia os associados. Nós empresários com essa consciência nos empenhamos para o sucesso da cidade”, comentou o empresário Edgar M. Constantino.

O prefeito Airton Gomes informou que em breve será adquirido um terreno para as novas instalações da associação. O projeto está pronto e a prefeitura está licitando um caminhão para ampliar as ações de reciclagem em Cerejeiras que já é referência no cenário estadual pela efetividade do trabalho.

Fonte: Assessoria – PP

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade