×

Ministro da Saúde confirma investimento emergencial para o JPII

Progressistas é 11

O investimento superior a R$ 11,5 milhões para obras emergenciais no Hospital João Paulo II e o apoio à construção do novo hospital de Porto Velho com as emendas de bancada foram confirmados pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta terça-feira (7). O anúncio ocorreu durante reunião com que contou com as deputadas federais Jaqueline Cassol (PP-RO) Sílvia Cristina (PDT-RO) e Mariana Carvalho (PSDB-RO), além do governador de Rondônia, Marcos Rocha, e secretários de saúde do estado e do município de Vilhena.

O ministro destacou a situação grave do hospital rondoniense e explicou que o governo precisa avaliar com bastante critério qual será a obra a ser realizada emergencialmente.O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, explicou que já existe um projeto de adquirir equipamentos e levantar uma construção de dois pavimentos. “A intenção é retirar servidores de uma ala que não está ideal para o repouso dos profissionais e transferi-los para este novo setor”, disse. Ele afirmou que no projeto também estão demandados a aquisição de um novo aparelho de tomografia e alguns outros equipamentos.

Henrique Mandetta reiterou que o projeto emergencial será avaliado pela equipe técnica, porém estará realizando o procedimento de abertura do sistema para que Rondônia inclua o projeto.  “É bastante importante uma avaliação em todo o Hospital João Paulo para que sejam atendidas rigorosamente todas as necessidades imediatas”, pontuou.

Para ele, seria interessante avaliar a possibilidade de utilizar contêineres que podem ser implementados mais rapidamente. O governador Marcos Rocha explicou que o secretário Estadual da Saúde é servidor do hospital de Porto Velho. “Não há outra opção, já ocupamos todas as vagas possíveis, inclusive as unidades de hospitais privados, para minimizar as dificuldades do João Paulo II, precisamos de uma resolução urgente “, assegurou.  Mandetta garantiu que a avaliação será bastante rápida por conta da situação do hospital.

Luiz Henrique, ainda discorreu sobre a necessidade de buscar um bom projeto de reforma para o João Paulo. Ele demonstrou alguns projetos de sucesso e disse que há empresas em todo o Brasil especializadas em reformas hospitalares. Umas das reformas citadas como sendo de sucesso, foi a reforma do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Neste caso específico foram investidos R$ 33 milhões e a responsável pelas obras foi uma empresa da Bahia.

A deputada Jaqueline Cassol disse que ficou bastante otimista após o posicionamento firme e assertivo do Ministro. Ela também destacou o empenho e união da Bancada Federal em busca de soluções para a saúde em Rondônia. “A saúde é o bem mais precioso, se não tivermos saúde a gente não consegue fazer mais nada. Essa união é muito importante, somente assim podemos conseguir melhorar a saúde em Rondônia que está em situação delicada. Com fé em Deus, apoio do Governo Federal e empenho da bancada conseguiremos melhorar a saúde em Rondônia”, destacou a parlamentar.

 

Com informações do Governo de Rondônia

 

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade