×

Em Ji-Paraná: Vereadores pedem que toda a população seja vacinada

Progressistas é 11

Os vereadores Anderson Exceller (SD) e Lincoln Astrê (PP) devem recorrer ao Ministério Público para que a vacinação contra a gripe H1N1 seja estendida para toda a população da cidade de Ji-Paraná. No município, a vacinação começou no dia 11 de abril para imunizar crianças de seis meses a quatro anos, idosos e gestantes, e deve encerrar em 30 de maio.

De acordo com Anderson Exceller, a doença não está fazendo distinção entre a população residente. “Pessoas adultas estão pegando essa gripe (H1N1). O risco é iminente para todas as pessoas, de qualquer idade, sem distinção. Optamos em fazer com que a União assuma a responsabilidade em garantir esse direito”. O início da vacinação (30 de abril) teve que ser antecipada em função de três casos suspeitos da doença terem surgido na cidade.

Um dos pacientes morreu e dois ainda estão em observação no Hospital Municipal à espera dos resultados dos exames para confirmação da gripe H1N1. Oito pontos da vacinação foram instalados para atender a população. Segundo o Ministério da Saúde, devem ser vacinados os quatro grupos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): gestantes, indígenas, doentes crônicos e trabalhadores de serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento aos pacientes. Além desses, mais três parcelas da população receberão as doses com base nos dados epidemiológicos nacionais: crianças entre 6 meses e 2 anos de vida e adultos de 20 a 39 anos.

O pedido dos vereadores se baseia no Art. 196 da Constituição Federal que determina que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Para Lincoln Astrê, é um direito de toda a população receber a dose da vacina e um dever do governo federal realizar a vacinação, já que o vírus (influenza) está presente em todos os ambientes. O vereador também defendeu que os órgãos públicos e empresas ofereçam álcool em gel para funcionários e clientes para conter a propagação da doença.

Texto: Jairo Ardull Crédito

Progressistas é 11

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER
Accessibilidade