O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia em parceria com escolas públicas e particulares dos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, realiza a campanha “Meu Primeiro Título Net”, que tem como objetivo o alistamento eleitoral de jovens de 16 a 18 anos por meio do requerimento “Título Net” até o dia 30 de abril.
Tendo em vista que os jovens dessa faixa etária estão começando agora suas vidas como cidadãos, mesmo que o voto não seja obrigatório até a maior idade, o projeto vem para estimular a educação para a cidadania e política desse público em conjunto com a Justiça Eleitoral.
Com diversas áreas de atuação, o projeto trará aos alunos atividades desenvolvidas que propiciarão a reflexão acerca da importância do voto e sua representatividade para o sistema democrático, cuja manutenção depende da participação ativa de todos. O projeto ainda desenvolve a leitura e a interpretação de textos, bem como o aprendizado de preenchimento de formulários virtuais, atividade cada dia mais necessária ao cotidiano da vida adulta.
Por conta das medidas de segurança ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, todas as atividades serão realizadas de forma virtual.
Ao fim do projeto, as escolas que obtiverem o percentual mínimo de 30% de alistamentos eleitorais de alunos serão premiadas com o certificado de “Amiga do Eleitor do Futuro” que será expedido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e ainda receberão um kit com 50 camisetas do programa Patrulha Eleitoral.
A presidente estadual do Progressistas Rondônia, deputada federal Jaqueline Cassol, destaca que “nunca os jovens estiveram tão equipados e preparados, considerando informação e tecnologia, para promover transformações. E nós queremos motivar esses novos eleitores e possíveis candidatas a fazer diferença na política, pautada por um processo de construção do futuro coletivo”, concluiu.