Durante a sessão plenária desta última quinta-feira, 8 de março, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, fez uma breve homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em especial às mulheres que participam e integram a Justiça Eleitoral em Rondônia.
Na oportunidade, Sansão Saldanha fez uma breve cronologia da história da mulher na política e na Justiça Eleitoral, relembrando que no ano de 2010 a desembargadora Zelite Andrade Carneiro foi a primeira mulher na história a presidir o TRE-RO. Relembrou também que após 67 anos de existência, a ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha foi a primeira presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
“As mulheres hoje representam a maioria do eleitorado no Brasil e também no Estado de Rondônia. No cenário nacional, elas totalizam 77.076.395 (52,44%), ao passo que os homens somam 69.840.200 (47,56%) do eleitorado. Já Rondônia conta com um total de 582.968 de eleitoras (50,92%), ao passo que os homens totalizam 562.001 (49,08%)”, destacou o presidente.
“Apesar dos números favoráveis e de todas as conquistas, a luta feminina ainda há de continuar” enfatizou o desembargador, apresentando os números da representatividade de mulheres de Rondônia no cenário político:
Câmara dos Municipal de Porto Velho: 4 vereadoras e 21 vereadores;
Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia: 1 deputada e 24 deputados estaduais;
Câmara dos Deputados: 2 deputadas e 6 deputados federais;
Senado Federal: atualmente somente senadores do sexo masculino.
Para finalizar a homenagem, o presidente solicitou que o juiz membro, Armando Reigota Ferreira Filho, fizesse a leitura do poema “O homem e a mulher” de autoria do romancista e dramaturgo francês Victor Hugo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RO